Dr Valderi Vieira

Dr Valderi Vieira | Cirurgia Plástica em Fortaleza

HomeDr Valderi Vieira
Slide background

Dr Valderi Vieira

 Falar do Valderi Vieira é fácil pois ele se descreve no olhar.

Amigo, companheiro, excelente pai, carinhoso, cativante, detalhista, cuidador são apenas algumas qualidades dessa pessoa incrivelmente apaixonante. 

Artista plástico transforma tudo que toca  em arte com perfeição, carinho e dedicação. Na cozinha, nem se fala,  ele é um chefe. 
Sonhador e realizador. Sim pois ele não se contenta apenas em sonhar, busca e alcança tudo o que almeja.
Na profissão sua definição é acessibilidade.  Acompanha pessoalmente todos os clientes com dedicação e amor pois ele é completamente realizado no que faz. Vibra com cada resultado e participa ativamente do sonho de cada cliente tornando realidade. É impossível não sentir sua energia contagiante.
Como marido…. não tenho palavras para descrever… Simplesmente agradecer por Deus ter sido tão maravilhoso comigo.

Especialidades

  • Cirurgião Plástico (CRM 8688)
  • Chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira;
  • Cirurgião Plástico do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira;
  • Cirurgião Plástico do Instituto Dr. José Frota – IJF;
  • Revisor científico do jornal Aesthetic Plastic Surgery (International Society of Aesthetic Plastic Surgery);
  • Docente da pós graduação de Dermato – Funcional – Faculdade Christus
  • Ministrante de cursos na área de Dermato- Funcional – Cursos Avançar
  • Diretor da clínica de medicina e fisioterapia dermato funcional- Stetic Class

O Conceito

A cirurgia plástica está entre as especialidades da medicina de maior interesse pelo público por tratar daquilo que é mais cobiçado e almejado por todos: O Belo, esse, que permite as pessoas serem mais aceitas no meio social e até nos meios de trabalho, pois dá uma ideia de poder e status, tornando o sucesso um objetivo real.

Lida com correções e reparações por acidentes e doenças mutilantes como os cânceres, e torna mais apreciável o corpo e face de quem quer se sentir mais bonito.

É uma especialidade de amplo conhecimento e atuação, pois contempla procedimentos em todas as áreas do corpo desde a cabeça, passando por mamas, abdômen até os membros inferiores.

As cirurgias de reparação visam devolver o indivíduo mutilado ao convívio social normal, pois são pessoas que se sentem excluídas e passam a se achar anormais para o meio. São cirurgias que tratam pacientes queimados; vítimas de acidentes dos mais variados, inclusive de trânsito; sequelados pelo câncer, que tiveram uma porção do corpo amputado para serem salvos; crianças com doenças congênitas que nascem com defeitos estéticos e/ou funcionais, e várias outras entidades. Em todas elas, a reparadora vem tornar essas pessoas mais aceitas esteticamente, além de tratar também problemas funcionais que decorram desses casos, como a debilidade motora em membros queimados, a alteração de fonação em pacientes fissurados de lábio e palato, as lesões de tecido que deixam expostos órgãos importantes, entre outros.

Na corrente estética, vários são os procedimentos que podem ser executados na face e no corpo, desde os mais complexos até aqueles mais simples e que podem ser realizados no consultório.

Na face, o lifting facial é a cirurgias de suspensão e de retirada do excesso de pele para quem já apresenta as marcas de expressão bem pronunciadas, como o “bigode chinês”, a queda de supercílio e as marcas no pescoço, o qual perde definição, e é, muitas vezes, ignorado, apesar de fazer toda a diferença no resultado final. Associada a ela, a blefaroplastia trata as pálpebras para a correção do “olhar cansado” e das bolsas salientes que se tornam visíveis com o passar do tempo.

A rinoplastia se propõe a tratar as imperfeições indesejadas do nariz. Aquele “ossinho” aparente no “nariz de tucano”, aquela ponta caída e sem definição no “nariz de batata”, ou as narinas bem abertas. Enfim, tornar essa estrutura harmoniosa para com o resto da face.

A otoplastia se propõe a corrigir as famosas “orelhas de abano”, que tanto são motivo de preconceito e brincadeiras, as quais excluem e maltratam as pessoas que as tem, principalmente crianças.

Entretanto, para aqueles que ainda não tem coragem para se submeter a cirurgia ou ainda não tem indicação para tal, mas precisam melhorar o visual, existe sempre uma opção mais simples como os procedimentos de consultório. Entre eles estão os preenchedores, muito bem utilizados em diversas áreas da face e do corpo, como o ácido hialurônico, o PMMA (“bioplastia”), e outros. Eles se propõem a diversos fins: aumento de regiões da face, como mandíbula, queixo, nariz, lábios, olhos fundos; correção de rugas profundas do “bigode chinês” e área entre os olhos; e cicatrizes. Esses são preenchedores artificiais, mas sempre se pode usar do maior preenchedor natural que é a gordura retirada por lipoaspiração do próprio paciente.

A toxina botulínica vai ser utilizada para diminuir aquelas “ruguinhas” que aparecem ao redor dos olhos e na testa sempre que o paciente sorri ou franze a testa. Além disso, ela pode ser utilizada para tratar alguns tipos de dor de cabeça ou problemas de sudorese intensa axilar.

Os peelings vão dar uma renovação da pele, tornando-a mais macia e mais jovem. Além disso, claream as manchas e marcas do sol em regiões de face, pescoço, colo, mãos e até região perineal.

As cirurgias de mama vão modificar o volume e a forma, dependendo do caso e do desejo da paciente. O aumento de mamas é realizado com o uso de próteses de silicone, que pode ser introduzida por várias incisões, sendo as mais comuns pelo sulco mamário e ao redor da aréola quando esta é de tamanho moderado a grande, sendo que ela pode ser reduzida ao mesmo tempo por uma ressecção periareolar. A diminuição nos casos de mamas muito grandes, a suspensão nos casos de mamas caídas com volume bom, e aumento com prótese e suspensão naquelas que tem mamas pequenas e caídas é feita com a mesma incisão de pele abaixo das mamas que permitem a retirada do excesso de pele e a suspensão da mesma. Em todas as cirurgias de mama, a amamentação não sofre alteração na quase maioria dos casos, não tendo, por isso, qualquer contraindicação para tal.

Há também cirurgias mamárias nos homens, como a correção de ginecomastia para aqueles que crescem o “bico” do peito e aumento do tórax com as próteses de músculo peitoral.

As cirurgias corporais são as de contorno, como as lipoaspirações, que resumem todos os nomes conhecidos para esse mesmo procedimento, como “hidrolipocalásia”, “minilipo”, “lipoescultura”, e muitos outros. Entretanto, todas têm a mesma finalidade: retirada de gordura com colocação ou não em outras áreas, para dar uma idéia de escultura corporal. A colocação de gordura, conhecida como enxerto de gordura, tem a finalidade de preencher áreas de falha ou que possuem pequeno volume, como mãos, face, glúteo, panturrilhas, tornozelos e até em região dos grandes lábios.

Nos casos de gordura localizada que também apresentam excesso de pele abdominal, como em pacientes que tiveram grande perda de peso e que engravidaram a miniabdominoplastia e a abdominoplastia são as mais indicadas. Nesses casos, só a lipoaspiração não resultará o melhor resultado. Deve-se então, retirar o excesso de pele, que resulta uma cicatriz na marca da calcinha, o que a torna bem discreta. Além disso, nessa mesma cirurgia, é realizada uma sutura na musculatura abdominal, o que resulta mais cintura e barriga mais “chapada”.

Uma área muito visada, mas que pouco se fala sobre o assunto, é a região perineal, incluindo pequenos e grandes lábios (cirurgia íntima). Nessa área, além do clareamento com peelings, pode-se realizar a diminuição de pequenos lábios e o aumento dos grandes lábios com preenchimentos de gordura ou PMMA.

Em membros, assim como no corpo, pode-se melhorar o contorno com as cirurgias de lipoaspiração associada ou não com a retirada do excesso de pele. Entretanto, o inconveniente desta última é a cicatriz, que pode se tornar aparente, devendo ser bem analisada pela paciente antes do procedimento. No caso dos braços e coxas, a cicatriz se localiza na porção interna e nas mãos na porção lateral. Entretanto, ela é bem aceita nos pacientes que perderam muito peso e o excesso de pele atrapalha o uso de suas vestimentas.

As próteses de membros inferiores são muito utilizadas nas panturrilhas com finalidade de dar mais volume a esse músculo de difícil hipertrofia. A cicatriz fica na prega localizada atrás do joelho. Para a área interna das coxas, elas corrigem a falha que aparece mesmo com as pernas próximas e a cicatriz se localiza na “raiz da coxa”. As de glúteo são muito procuradas e vão dar mais contorno e aumento de volume para essa área que é a preferência nacional e a cicatriz se localiza no sulco entreglúteos. Nos casos de aumento de volume, uma alternativa á prótese é a injeção de gordura do próprio paciente, o que apresenta como único inconveniente a possibilidade de reabsorção maior ou menor da mesma, dependendo de cada caso. Outra alternativa é a injeção de preenchedores como o polimetilmetacrilato (“bioplastia”), mas, dependendo da quantidade de volume a ser injetado, pode sair mais oneroso financeiramente do que uma cirurgia com prótese de silicone.

Todos esses procedimentos são amplamente difundidos e conhecidos, mas devem ter o suporte de um bom profissional para conduzir com capacidade e responsabilidade cada caso. Ele é quem vai escolher o melhor procedimento para cada caso e contra-indicar as situações em que não há condições clínicas ou que não tem indicação cirúrgica. Uma cirurgia exige segurança e a equipe cirúrgica deve ser a mais capacitada possível. Além disso, deve ser realizada em ambiente hospitalar que possibilita o melhor aparato operatório e pós-operatório.